COMO PLANTAR TOMATE CEREJA - Como Plantar Certo

COMO PLANTAR TOMATE CEREJA

Origem e História
Vamos aprender um pouco mais sobre como plantar tomate cereja em casa? É fácil e até que simples, vejamos…

O tomate cereja (Solanum lycopersicum variedade cerasiforme). É uma espécie de tomate cujo tamanho é bem pequeno, e normalmente, seu sabor é um pouco mais doce que um tomate comum. Ele é usado em saladas, enfeites de pratos sofisticados ou mesmo comido puro. Seu diâmetro varia entre 3 e 10 cm, e seu formato entre a esfera e a elipse. O tomate cereja ou cherry é originário das regiões do Peru e Norte do Chile, é hoje um dos alimentos mais consumidos no mundo. Seu cultivo é fácil. A época de plantio vai de agosto a dezembro no sul do Brasil ou durante todo o ano nas regiões quentes.
Passo a Passo
Da sementeira à colheita. Como sementeira podemos reutilizar copinhos de plástico, vasos pequenos ou o fundo de garrafas plásticas. Sempre é preciso fazer alguns furos no fundo para a água da rega escorrer. Depois de 30 dias em média, as mudas são transferidas para o local definitivo. O amadurecimento de frutos começa a ocorrer cerca de três meses após o plantio definitivo. A colheita pode ser realizada diariamente durante até seis meses, desde que a planta não seja atingida por doenças nem pelo frio intenso.
Semeando
Sementes compradas funcionam muito bem, porém se cortar um tomatinho e simplesmente enterrar algumas sementes mesmo com a polpa que fica grudada há boas chances de que germinem algumas. Pegue um graveto ou lápis e abra pequenos buracos de aproximadamente 0,5 cm de profundidade na superfície da terra colocada nos copinhos, coloque de 1 a 2 sementes nos buracos, dê um toque de leve na terra para cobrir. Molhe a terra com cuidado. Mantenha a terra úmida, mas não precisa encharcar.As sementes levam de 5 a 14 dias para germinarem, sendo que a maioria germina em 5-6 dias. É importante colocar as sementeiras em local que receba um pouco de iluminação solar da manhã ou do final da tarde, porém não podem ser expostas ao sol forte.

LEIA TAMBÉM: COMO PLANTAR SALSINHA
Irrigação
O tomateiro deve ser regado com abundância, porém sem encharcar, de acordo com o clima da região e da estação que for plantar. Em média 2 a 3 vezes por semana, e sempre que colocar o dedo profundo e a terra estiver seca. Quando iniciar a colheita aumente as regas para que os frutos fiquem maiores.
Transplante
Quando as mudinhas estiverem com as raízes aparentes ou com uns 10 cm de altura deves então transplantá-la para o lugar definitivo da planta tomateiro. Pode ser no canteiro, vaso ou recipientes reutilizáveis como a garrafa PET que serve para dependurar, é importante que esta planta receba em média umas 4 horas de sol por dia regularmente. Para tirar a muda do copinho coloque o caule da plantinha entre os dedos segurando com cuidado e vire a planta de ponta cabeça na mão, assim com cuidado aperte o fundo do copinho para o bloco de terra com a muda se soltar, então já definido o local do plantio e aberto o espaço é só colocar a mudinha, ajeitar com um pouco de terra para fixar apertando levemente e regar. Conforme a planta for crescendo é necessário colocar estacas, como um cabo de vassoura, por exemplo, para amarrar o caule central da planta, assim ela cresce sem que os frutos toquem o chão e apodreçam. Molhe a terra com cuidado. Mantenha a terra úmida, mas não precisa encharcar.
Poda
Conforme a planta cresce desenvolvendo novos galhos, flores e fruto, é necessário que retiremos os galhos menores que vão se formando lateralmente, para que a planta cresça com um caule principal e seja mais produtiva. É só cortar os galhos pela base, nunca arrancar puxando. Estes galhos cortados podem ser colocados em recipientes com água para enraizarem, gerando assim novas mudas.
Cuidados

Para reduzir o risco de pragas plante perto dos seus tomates alguns pés de manjericão ou hortelãs. O odor liberado é um repelente natural dos insetos que atacam os tomates, outra dica contra, especificamente, fungos é o uso de leite diluído em água, pode ser leite que azedou, misture o leite e a água na concentração de uma parte de leite para nove partes de água e use para regar a planta e borrifar nas folhas.
Colheita
Em torno de 90 dias após o plantio das sementes já começam a ter frutos maduros para a colheita de deliciosos tomates cereja.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog